Concurso Nacional de Leitura (2009/10)

Regulamento

Percursos para saberes mais


terça-feira, 7 de outubro de 2008

Regulamento do concurso 2008/09

Escola Secundária/3 de Carregal do Sal

Biblioteca / Grupo de Português
Concurso Nacional de Leitura 2008/ 2009


Regulamento

Artº1º Objectivos
Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura nas escolas, a Comissão Organizadora do Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com o IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas) e com a rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2008 / 2009, o Concurso Nacional de Leitura, ao qual a Escola Secundária/3 de Carregal do Sal se associa, com o objectivo de estimular a prática da leitura entre os alunos.
Artº 2º Condições gerais de participação
A participação no concurso está aberta a todos os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que decidirem aderir à iniciativa.
Para participarem no Concurso Nacional de Leitura, os concorrentes comprometem-se a submeter-se ao presente Regulamento e às decisões dos diversos Júris envolvidos.
No caso de serem seleccionados para as Finais Distritais ou para a Final Nacional, os candidatos menores de 16 anos não poderão participar sem a autorização expressa dos pais ou dos encarregados de educação.
A Organização reserva-se o direito de conferir, em qualquer momento, o nome, o endereço ou a idade dos concorrentes.

Artº 3º Categorização dos concorrentes
Os concorrentes serão repartidos em duas categorias: alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos).

Artº 4º Júri a Nível de Escola (constituição)
O Júri a Nível de Escola será constituído pela Delegada da disciplina de Português, por professores de Língua Portuguesa do 3º Ciclo e da disciplina de Português do Ensino Secundário.

Artº 5º Competências do Júri da Escola
Cabe ao Júri da Escola a organização do Concurso, bem como a elaboração das respectivas provas, a fixação das obras propostas para leitura, a divulgação da lista dos concorrentes vencedores e a supervisão de todo o processo relacionado com o Concurso a nível da Escola.

Artº 6º Fases do Concurso ao nível da Escola
Após o anúncio público do Concurso Nacional de Leitura, as provas ao nível da Escola serão organizadas em três fases:

1ª Fase - Anúncio e afixação das regras do concurso, incluindo a lista de obras para leitura e inscrição dos alunos, na Biblioteca da Escola, no mês de Outubro.

2ª Fase - Período de várias semanas em que decorre a leitura (até final do 1º período).

3ª Fase - Realização das provas finais entre os concorrentes, no dia 17 de Dezembro de 2008, em salas da Escola.
- Correcção dos testes e seriação dos concorrentes, até um máximo de três alunos por cada nível de ensino.
- Afixação da lista dos alunos vencedores.

Esta fase terminará, impreterivelmente, no dia 9 de Janeiro de 2009.


Artº 7º Fases do Concurso Nacional de Leitura

1ª Fase – Eliminatória a realizar na Escola (ver artigo 6º)

2ª Fase – Finais Distritais

A 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura consiste nas Finais Distritais. No auditório da Biblioteca Municipal de uma localidade de cada distrito – que poderá coincidir ou não com a sua capital – realizar-se-á uma prova pública na qual participarão os concorrentes seleccionados pelas escolas. Tal prova deverá ter lugar durante o 2º período escolar – desejavelmente ao longo dos meses de Fevereiro e Março – sendo concebida e organizada pelo respectivo Júri Distrital.
Cada distrito deverá seleccionar um máximo de dois vencedores em cada uma das duas categorias – 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário – que estarão presentes na Final Nacional.

3ª Fase – Final Nacional

A 3ª e última fase do Concurso Nacional de Leitura corresponde à Final Nacional. Trata-se de uma prova pública, a ser efectuada num auditório, no mês de Maio de 2009, em data a anunciar. Na Final Nacional participarão os concorrentes apurados nas Finais Distritais.
As provas da Final Nacional serão concebidas e organizadas pelo Júri Nacional, em estreita colaboração com a RTP, que transmitirá a sessão.
A estrutura das provas da Final Nacional será objecto de um Regulamento específico, a divulgar oportunamente.


Artº 8º
Disposições gerais sobre a Final Nacional
Na Final Nacional, os concorrentes deverão apresentar-se munidos de um documento de identificação e de caneta.
Não será autorizado nenhum livro ou qualquer outro documento durante a realização das provas. Qualquer tentativa de fraude ou de colaboração com outro concorrente implicará a exclusão imediata do seu autor ou de quem dê resposta a um pedido de colaboração.
Os concorrentes menores de 16 anos deverão necessariamente ser acompanhados por um adulto.
Os concorrentes seleccionados para a Final Nacional comprometem-se a permanecer no local de realização da mesma até ao final da cerimónia de entrega dos prémios.
O local de realização da Final Nacional poderá não estar equipado para pessoas portadoras de certas deficiências físicas, pelo que os concorrentes com necessidades especiais deverão, em tempo útil e em articulação com a Organização, tomar as medidas que permitam assegurar a sua participação.

Artº9º Provas de selecção
A prova a nível da escola, relativa à 1ª Fase do Concurso, é a seguinte:
Prova Escrita de aferição da leitura das obras:
- questionários de escolha-múltipla, preenchimento de espaços, verdadeiro/falso e apreciação pessoal.
Esta prova decorrerá às 14horas e 30 minutos do dia 17 de Dezembro de 2008, em salas da Escola.

Quanto às Finais Distritais, poderá eventualmente ser fornecido um modelo para as provas de selecção, deixando-se todavia ao critério de cada Júri Distrital a elaboração das mesmas. O princípio geral orientador deste Concurso é fomentar o prazer pela leitura, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela mesma e o contacto com os livros. Assim, as provas deverão avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre as obras seleccionadas, podendo constar de questionários de escolha múltipla, mas também de comentários pessoais redigidos pelos participantes. As provas poderão ser escritas ou orais. Cada prova deverá ser legível, sem emendas nem rasuras ambíguas.As eventuais situações de ex aequo serão desempatadas mediante provas adicionais e não através de sorteio.

Artº 10º Obras seleccionadas para as provas:
Na 1ª Fase, a nível de Escola, as obras seleccionadas são as seguintes:

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO
A Terra do anjo azul, de António Mota
Recados da mãe, de Maria Teresa Maia Gonzalez

ENSINO SECUNDÁRIO
As pequenas memórias, de José Saramago
Contos exemplares, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Este corpus será comunicado à Biblioteca Municipal organizadora da Final Distrital.
Na 2ª Fase, a selecção das obras será feita pelos Júris Distritais, tendo em conta as escolhas que emanarem de cada escola participante, mas podendo naturalmente acrescentar a essas escolhas outras obras consideradas relevantes, até um total de cinco títulos.
Finalmente, na 3ª Fase, a selecção caberá ao Júri Nacional, tendo em conta as obras seleccionadas a nível distrital, mas podendo acrescentar-lhes outros livros.
Para a Final Nacional, o total de obras seleccionadas não deverá exceder o número de seis.Deverão ser sempre seleccionadas duas listas paralelas de obras, destinadas às duas categorias em que se divide o Concurso – 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário – embora nada impeça que algumas das obras escolhidas possam ser as mesmas, estando presentes em ambas as listas.

Artº 11º Não imputabilidade da Organização e dos Júris
Em caso de modificação, suspensão ou interrupção do Concurso Nacional de Leitura, por qualquer motivo imprevisto, não serão imputadas responsabilidades à Organização nem aos membros do Júri Nacional, dos Júris Distritais ou dos grupos de professores organizadores ao nível de cada escola.

Artº 12º Prémios a) na 1ª Fase os vencedores receberão livros.

b) nas Finais Distritais:
Os eventuais prémios a atribuir nas Finais Distritais deverão ser decididos a nível distrital, de acordo com os respectivos Júris Distritais e desejavelmente com o apoio de parceiros e / ou patrocinadores locais.

c) na Final Nacional:
Cada concorrente que participe na Final Nacional receberá um prémio de presença, bem como um diploma de participação onde constará o seu nome.
Todos os concorrentes que participem na Final Nacional receberão ainda um apoio monetário, a título de reembolso de despesas de deslocação.
Os três primeiros classificados de cada uma das duas categorias – 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário – serão os grandes vencedores e receberão prémios entretanto anunciados pela RTP, que se encarregará da respectiva organização.


Nota:
Poderão verificar-se algumas alterações ao nível da fase realizada na Escola, mas todas elas serão comunicadas, atempadamente, na página da Biblioteca, nas portas de cada pavilhão da escola e no painel da Biblioteca destinado à divulgação de informações alusivas ao concurso.
As alterações relativas às outras fases são da responsabilidade das instituições que as organizam.


Para mais informações aconselha-se a consulta do sítio PNL http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/

Nenhum comentário: